All Saints Episcopal School | União dos Estudantes


O desafio:

A All Saints Episcopal School construiu recentemente um novo prédio para a união dos estudantes que abriga um amplo refeitório, ambientes de colaboração/interação, salas de conferências e escritórios. As novas instalações têm formato semicircular e ficam voltadas para a capela, que é o ponto focal da escola. De acordo com o arquiteto do projeto, Brady Dietert, a configuração semicircular de 190 graus levou a uma série de desafios de design, incluindo o forro.

A solução:

Dietert observa que o interior do edifício apresenta mais de 830 metros quadrados de pavilhão aberto. Inicialmente, a equipe de projeto pensou em um forro acústico tradicional para o ambiente, mas decidiu não fazê-lo devido a todos os cortes de campo que seriam necessários para ajustar o layout radial. “Isso envolveria muito trabalho e desperdício de materiais”, diz ele.

Para obter o visual desejado das estruturas expostas, a equipe de design escolheu METALWORKS Blades – Classics com acabamento Effects Cherry da Armstrong Ceiling Solutions. Fabricados em alumínio extrudado, os painéis verticais conferem ao ambiente um design linear sofisticado e são oferecidos em três cores e seis acabamentos com aspecto de madeira. Os painéis têm 1 pol. de espessura, 4 pol. de altura e estão disponíveis em três comprimentos, que podem ser unidos para criar comprimentos maiores.

Dietert explica que a aparência da madeira era importante. “A capela tem forro de madeira e queríamos que a união dos estudantes repetisse a mesma qualidade do material.” A certa altura, a equipe de design considerou painéis lineares de madeira, mas optou por painéis metálicos com aparência de madeira. “Os painéis de metal são muito mais leves e muito mais estáveis dimensionalmente do que a madeira real”, diz ele, “e, ao mesmo tempo, transmitem calor ao ambiente”.

A aparência de madeira no painel é possível graças a uma tecnologia de acabamento que incorpora uma imagem realista da madeira na superfície do painel metálico. A tecnologia produz um tom de cor consistente, reduzindo as variações visuais que podem ocorrer na madeira real. “O forro é alto o suficiente para que os ocupantes não percebam que não é madeira de verdade”, observa Dietert.

Para criar o forro exclusivo, foram instalados quase 3.500 metros lineares de METALWORKS Blades, incluindo mais de 1.100 painéis individuais. Os painéis são instalados em dois vãos que refletem o desenho da cobertura. Um vão tem 6,5 metros de comprimento e desce da parede da janela voltada para a capela. O outro tem 2,10 metros de comprimento e desce da parede oposta.

O arquiteto relata que a reação ao forro foi totalmente positiva. “Nada além de elogios”, afirma. “Todo o interesse está no forro quando os visitantes entram no ambiente. A primeira coisa que fazem é olhar para cima.”

Projeto: União dos Estudantes da All Saints Episcopal School

Localização: Fort Worth, Texas

Arquiteto: Overland Partners, San Antonio, TX

Produtos: METALWORKS Blades – Classics