Escola de Arquitetura da Temple University


O desafio:

A acústica do prédio da Escola de Arquitetura da Temple University apresentava momentos de reverberação excessivamente altos, afetando negativamente a capacidade dos alunos de ouvir e compreender seus instrutores. Originalmente construída em 2009, a unidade abriga uma infinidade de auditórios, salas de aula, estúdios e salas de conferências. Os testes acústicos confirmaram que os tempos de reverberação eram, em média, quase 2,30 segundos, três vezes maior que os 0,60 segundos recomendados para esse tipo de ambiente.

A solução:

O consultor Graham Everhart, da Metropolitan Acoustics, na Filadélfia, explica que sua equipe criou modelos acústicos para desenvolver recomendações acústicas corretivas. “Nossa recomendação foi incorporar materiais acusticamente absorventes nas superfícies disponíveis,” afirma, "e na maioria dos espaços, era o forro”. Os consultores trabalharam em colaboração com o NELSON, escritório de arquitetura responsável pelo projeto. “Considerando a quantidade de superfícies duras, foi fácil perceber por que o som ressoava muito rapidamente, dificultando a aprendizagem e o trabalho dos alunos nos ambientes”, observa Scott Winger, Diretor Técnico de AIA da NELSON.

Painéis acústicos TECTUM de fixação direta foram escolhidos para as salas de aula e estúdios. “Os painéis TECTUM de fixação direta e CAPZ apresentam desempenho acústico semelhante. Optamos pelos painéis Tectum porque eram robustos e mais adequados para esse tipo de ambiente”, afirma Winger. Os painéis  TECTUM de fixação direta de 1-1/2 pol. são grossos, têm um NRC de 0,80 e foram instalados diretamente na laje. Para reduzir o tempo de reverberação e melhorar a inteligibilidade da fala, a equipe de design escolheu os painéis de forro OPTIMA CAPZ para salas de aula e outros ambientes de apresentação. Apresentando um Coeficiente de Redução de Ruído (NRC) de 0,90, os painéis foram instalados diretamente na laje com um deslocamento de 4 a 6 polegadas.

Testes acústicos realizados após a instalação validaram a escolha dos tratamentos nos forros. O tempo de reverberação foi reduzido em média de 56% nos oito espaços testados.

Segundo Winger, tanto alunos quanto professores perceberam a diferença. “Ao instalar os painéis entre as vigas metálicas, conseguimos manter a aparência pretendida da estrutura exposta e, ao mesmo tempo, reduzir drasticamente o tempo de reverberação.”

Mais informações sobre:
Soluções acústicas em estruturas expostas

Projeto: Temple University, Escola de Arquitetura

Localização: Filadélfia, PA

Arquiteto: NELSON, Philadelphia, PA

Produtos: TECTUM Fixação direta

 OPTIMA CAPZ